quinta-feira, 26 de maio de 2016


Nesta semana, na Faculdade Senac-PE onde estudo, começou a XV Mostra de Extensão e nesta última quarta-feira nós do 5° período (Uhuu tá acabando) participamos do evento com a degustação de Pães Clássicos Internacionais orientados pela Profª. Cristianne Barros da Unidade Temática de Panificação e pelo Prof. Robson Lustosa da Unidade Temática de Cozinha Internacional II, onde os alunos foram divididos em continentes e cada um ficou responsável em apresentar preparações de um país do continente sorteado. Acabei ficando no continente Asiático e escolhi fazer um pão clássico do Nepal, que faz fronteira com a Índia, china e himalaia  e que recebe muita influencia gastronômica destes, mas vamos deixar de enrolação e apresentar as preparações que é o que importa não é mesmo? Vamos lá:

PÃO: Phulka - É um Flat Bread sem fermentação que usa em sua preparação tão somente água e farinha de trigo;

ACOMPANHAMENTO: Chutney de Cebola Roxa - É um molho indiano feito de frutos (no meu caso usei a cebola) que leva em sua preparação vinagre, açúcar e especiarias. A preparação busca alcançar todos os sabores, então é possível sentir em uma unica preparação os sabores ácidos, pungentes, doces, salgados e amargos ao mesmo tempo.

BEBIDA: Chai - É um chá indiano composto de chá preto, leite, gengibre e especiarias, é muito comum encontrar este chá sendo vendido em barracas de rua na Índia.

Ei! Mas você falou, falou mas não disse como se faz!!!

Calma, seguem a baixo as receitas na integra:


PHULKA




150g de farinha de trigo
75g de farinha de trigo
75ml de água




Misture os 150g de farinha com os 75ml de água até formar uma massa uniforme, adicione o restante da farinha até formar uma bola compacta e elástica (dependendo da qualidade da farinha ou do clima da região pode-se adicionar mais ou menos farinha, por isso a importância do segundo acréscimo de farinha em separado na receita). Deixe descansar por 30 minutos.

Divida a massa de 4 a 6 partes e abra com a ajuda de um rolo círculos de massa, deixando-a um pouco grossa. Aqueça uma frigideira sem untar e deixe assar por aproximadamente 1 minuto, vire e deixe assar o outro lado. Depois de assados os dois lados retire a frigideira do fogão e com a ajuda de uma pinça coloque o pão em cima da grade do fogão sobre a chama, o pão deve inflar feito um balão (o pão deve inflar daí terá a certeza que foi desenvolvida corretamente a rede de glúten do pão, que prende o ar dentro da massa fazendo inflar), assim que inflar retire da chama ainda com a ajuda da pinça.


CHUTNEY DE CEBOLA ROXA

500g de cebolas roxas (cerca de 6 cebolas roxas médias)
2 colheres de sopa de óleo
125 ml de vinho tinto
25 ml de vinagre balsâmico
1 xícaras de açúcar mascavo
1 folha de louro
Pimentas-do-reino moída na hora
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 pitada pouco de sal 




Descasque as cebolas, corte-as ao meio e em seguida em fatias finas (julienne), refogue-as no óleo até ficarem macias e meio transparentes, em seguida coloque os demais ingredientes e deixe ferver, quando ferver diminua o fogo ao minimo e deixe reduzir até atingir a consistência desejada (cerca de 40min a 1h), com quase nada de liquido, cuidado nessa fase pra não queimar pois o liquido evaporará rapidamente. Coloque ainda quente em um pote, deixe esfriar com a tampa o minimo entre-aberta e em seguida feche.


CHAI
500ml de água
1 pau de canela grande
1 1/2 colher de sopa de gengibre ralado
5 sementes de cardamomo
500ml de leite
6 colheres de sopa de açúcar
4 a 5 saquinhos de chá preto




Em uma panela ponha a água e deixe ferver, coloque a canela, o gengibre e o cardamomo, coloque o leite e deixe ferver um pouco, assim que ferver coloque o açúcar e desligue o fogo coloque os saquinhos de chá na preparação dando mergulhos neles para que se encharquem, abafe a preparação com uma tampa e espere 5 a 10 minutos, coe e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário